Qual a importância do
e-mail marketing nos dias de hoje

Atualmente o marketing digital cresce cada vez mais no plano estratégico das empresas. A presença no meio online e o compartilhamento de informações por meio das plataformas digitais têm se tornado os principais focos de investimento em comunicação. Dentro desse cenário, a ferramenta de e-mail marketing também evoluiu e tem sua reservada importância. O e-mail marketing deixou de ser apenas uma ferramenta de promoção e propaganda e passou a integrar a estratégia de comunicação das mais diversas empresas, sejam elas grandes ou pequenas.

Modelo gasto?
O e-mail marketing busca um impacto maior no destinatário por meio de uma modelagem estratégica das informações. Pode ter conteúdo meramente informativo, conteúdo voltado para venda, divulgação de evento, entre outras (muitas) finalidades que o e-mail marketing pode assumir.

As vantagens para a estratégia de marketing é que esse tipo de ferramenta é direta, de grande eficiência e barata. É possível conseguir boas ferramentas de e-mail marketing por um custo muito baixo.

Há quem aponte que o modelo já está gasto, porque o consumidor está cansado de mensagens promocionais e o e-mail acaba se tornando spam.

Mas, na verdade, uma estratégia bem pensada e executada de e-mail marketing possibilita transformar a ferramenta na mais eficiente maneira de converter ou fidelizar clientes.

Campanhas atuais de e-mail marketing
As campanhas de marketing de conteúdo hoje devem ser personalizadas. Essa personalização se consegue por meio de análise de dados de consumo. As ferramentas mais atuais contam com histórico de usuários para segmentar o público com base em compras anteriores e dados de navegação na internet.

Com isso, é possível saber que tipo de conteúdo o destinatário mais “aproveita”, de acordo com a etapa em que se encontra no funil de vendas. Isso é muito importante para que a mensagem não acabe na tão melancólica caixa de spam da conta de e-mail do destinatário.

Automatização do e-mail marketing
O e-mail marketing, hoje, é automatizado. As companhias, quando assessoradas pelas melhores agências, não precisam se preocupar com o aspecto técnico da operação. Tudo pode ser cuidadosamente produzido e operado por especialistas e ferramentas automatizadas de marketing digital, que lançará mão das melhores estratégias para realizar as campanhas.

Relatórios
Voltando aos relatórios, analisar esses dados do provedor de serviços de e-mail marketing é a melhor maneira de saber o que funciona e o que não funciona em uma campanha. Os relatórios trazem quantos e-mails foram abertos e quais links foram clicados. Ou seja, por meio dos números, é possível ajustar a estratégia e lançar mão de ferramentas mais eficazes na relação com os clientes ou público-alvo da empresa.

A estratégia, em cima dos números dos relatórios, deve ser abordada em diferentes etapas, com base nas ações do destinatário.

Por fim, a combinação entre grande alcance, baixo custo de implementação, assertividade da mensagem e retorno imediato é o que faz do e-mail marketing uma excelente forma de comunicação para geração de novos negócios. A ferramenta é atual e cada vez mais personalizável.

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